Com o caminho de sucesso de A Lot of Brasil, surge o interesse em saber quem é o designer responsável pela criação da marca. 

Ele se chama Pedro Franco, é paulistano, nasceu em 1977, é um dos maiores nomes do design brasileiro e é conhecido mundialmente. 

Franco sempre teve fascínio pela cultura brasileira e essa admiração impulsionou seu compromisso em valorizar a matéria-prima do seu país. 

Suas criações buscam inspiração em suas raízes e delas surgem peças industriais, conceituais e limitadas. 

Uma das grandes conquistas de Pedro Franco é ter se tornado participante ativo da Milan Design Week. Até agora, ele já esteve presente em 13 edições. Nada mal para um artista que se dedica também a empreender. 

 

A conquista da capital mundial do design

Como designer, desenvolveu sua primeira peça em 2000, uma poltrona chamada “Orbital”, após vencer o concurso nacional “Brasil faz Design”, aos 23 anos. Esse trabalho foi exibido pela primeira vez na Feira de Milão (Manifestazione Fuori Saloni).

Na ocasião, Orbital figurou na capa do livro Scenari Del Giovani Design, publicado pelo crítico e curador Vanni Pasca. Foi Pasca quem convidou Pedro Franco para participar do Abitare IL Tempo. 

Esse foi o start para a ponte Brasil-Itália. A relação de Franco com o país europeu permanece até hoje e já se vão 17 exposições durante a Feira de Milão. 

Em 2002, o brasileiro foi premiado novamente e mais uma vez expôs seu trabalho no Manifestazione Fuori Saloni, no Salão de Milão. A peça, também uma poltrona, foi chamada Supernova e indicada pela revista italiana Abitare como a principal criação do Design Brasileiro naquele ano. 

De volta ao Brasil, Pedro Franco continua produzindo suas criações, até retornar a Milão como curador e idealizador da mostra “Brasil é Cosi”

Além de trabalhos do próprio Franco, a exposição contou com peças produzidas por 32 jovens designers brasileiros. A arte e o design nacional estavam de vez consolidados na Europa. 

Já em 2010, Pedro Franco deixou seu nome marcado no Salone Satellite. Convidado pela curadora Marva Griffin, a parceria continuou nas duas edições subsequentes, em 2011 e 2012. 

No Salone Satellite o designer apresentou a criação de conceitos em edições limitadas. Algumas dessas peças ressurgiram como produção industrial nos anos seguintes, em versões mais comerciais.

Entre os trabalhos produzidos nessa leva estavam o sofá Antropófago e as poltronas Underconstruction, Kaos, Esqueleto e Jacaré. Todos eles foram apresentados também no Salone Satellite

Nasce A Lot of Brasil

Ainda colhendo os frutos do sucesso na Itália, Pedro Franco decidi fundar sua própria indústria, A Lot of Brasil. O ano era 2011 e o tema escolhido pelo artista foi justamente aquele que o cativou no início da carreira: a brasilidade. 

Assim como em seus trabalhos, a inspiração brasileira vale também para os designs convidados e oriundos do mundo todo, resultando em peças totalmente Made in Brazil

Como diretor de arte da marca, Pedro Franco cunhou a expressão brasilidade industrial para designar peças criadas com a alma brasileira, mas de forma industrial. 

Foi nesse contexto que o designer desenvolveu a cadeira Esqueleto, produzida com tecnologia altamente desenvolvida aqui e que resultou em uma patente internacional: a injeção de resíduos de sementes brasileiras. 

Essa peça tornou-se a mais vendida do desenho industrial nacional e, atualmente, integra o acervo do Vitra Design Museum Schaudepot, na Alemanha. 

Pedro Franco também foi agraciado com o prêmio Ecoleo e Planeta Casa, entre outros. ​Além disso, o design acumula importantes conquistas e grande reconhecimento na indústria moveleira no Brasil.

Desde 2013, A Lot of Brasil integra o seleto time de empresas participantes do Salão Internacional do Móvel de Milão.  

Ao longo de sua carreira e como diretor criativo da marca, Franco participou como palestrante convidado do Torino Design Week, em 2009 e foi curador da mostra Brasil é Cosi, em 2010, na Itália. 

Atuou como júri do concurso Brit Design Award, no Salão Satélite de Milão, em 2016 e palestrante convidado nesse mesmo evento, em 2017. 

A frente da Lot, o designer foi citado pelo jornal The New York Times, em 2017, por conta das criações da linha Underconstrucion. A coleção foi eleita uma das quatro tendências mais relevantes da Feira Internacional do Móvel de Milão.

Não bastassem as referências na importante publicação americana, a Underconstrucion integra o acervo permanente do Vitra Design Museum, desde 2016. 

E ainda vem muito mais pela frente. A trajetória de sucesso de Pedro Franco se confunde com a trajetória de A Lot of Brasil. 

Com suas criações e sua marca, o designer oferece ao mundo matérias-primas brasileiras de grande valor, além do melhor e mais conceituado design global. 

Hoje, reconhecido entre os mais influentes designers brasileiros, Pedro Franco recebe importantes críticas da imprensa nacional e internacional. 

E não se surpreenda se seu nome ficar gravado na história como o novo revolucionário do alto design no século XXI.